O que atrai a Geração Z no mercado de trabalho

icone relógio 3 minutos

de leitura

3 minutos

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre o fim dos anos 1990 e meados dos anos 2010, já está transformando o mercado de trabalho. Como cresceram em um mundo digital, conectado e em constante mudança, esses jovens valorizam empresas autênticas, transparentes e que ofereçam propósito, aprendizado contínuo e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Além disso, eles buscam um ambiente inclusivo e diverso. Diferente das gerações anteriores, a Geração Z não se prende apenas ao salário. Eles querem sentir que fazem parte de algo maior, que suas ideias são ouvidas e que seu trabalho gera impacto real.

No entanto, atrair e reter esses profissionais exige novas abordagens. É preciso repensar a cultura organizacional, os benefícios e até a forma de comunicação dentro das empresas.

O que dizem os dados?

Foi realizada em 2024 a pesquisa “Pulso RH – Geração Z e o novo olhar para a saúde no trabalho” pela empresa Alice, em parceria com BP, Grupo Fleury e Flash, com o objetivo de analisar o que traz satisfação, engajamento e motivação para a Gen Z.

A coleta de dados aconteceu por meio da plataforma Opinion Box, que entrevistou mais de mil pessoas de todas as regiões do Brasil. Metade tinha 16 a 29 anos (Geração Z) e a outra metade, 30 a 43 anos (millennials).

A pesquisa apontou que a geração Z tem uma visão menos idealizada do trabalho do que os millennials: 34,4% dos jovens da Geração Z veem o trabalho “apenas como meio de pagar as contas”, contra 27,4% dos millennials. Quanto à identidade vinculada ao trabalho: para 40,9% da Geração Z o trabalho “representa um pouco do que sou”, enquanto para a Geração anterior “representa muito do que sou” (43,2%).

Como atrair a Geração Z?

Para construir uma estratégia com foco neste público, é preciso ter em mente que ele busca um ambiente inclusivo e aberto à diversidade. Diferente das gerações anteriores, ela não se prende apenas ao salário: quer sentir que faz parte de algo maior, que sua voz é ouvida e que seu trabalho gera impacto real.

Em vista disso, confira a seguir algumas dicas:

1. Ofereça mais do que um salário

Para atrair e engajar a Gen Z, não basta oferecer salário competitivo: essa nova geração busca empresas com propósito claro, que ofereçam autonomia para criar, flexibilidade para equilibrar a vida pessoal e profissional e um ambiente colaborativo, onde suas ideias sejam valorizadas.

2. Reforce o propósito e os valores da empresa

A Geração Z procura se conectar com marcas que compartilham de seus valores. Por isso, é essencial comunicar de forma clara o propósito da empresa e mostrar como ela se traduz nas ações do dia a dia. 

Além disso, empresas que demonstram responsabilidade social e ambiental ganham mais credibilidade e despertam o interesse desses profissionais.

3. Invista em tecnologia e inovação

Como fortes usuários da tecnologia nativos digitais, os jovens dessa geração esperam trabalhar com ferramentas modernas em processos ágeis com tecnologia acessível. Nesse sentido, investir em plataformas digitais, automação e experiências colaborativas é uma excelente maneira de demonstrar que a empresa está alinhada com o futuro.

4. Ofereça flexibilidade e equilíbrio

Mais do que nunca, essa geração prioriza o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, modelos de trabalho híbrido ou flexível tendem a ser melhor recebidos por sua liberdade em organização de rotina ao invés de uma estrutura rígida.

Outra coisa bem vista é a atenção à saúde mental e ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

5. Fortaleça a comunicação e o feedback

A comunicação transparente é essencial. Este público valoriza feedbacks constantes e sinceros, pois acredita que o aprendizado vem da troca. Assim, criar uma cultura de diálogo aberto e reconhecimento contínuo torna o ambiente mais saudável e produtivo.

6. Promova o cuidado com o colaborador

Programas de bem-estar devem restringir-se não só à saúde física, mas também à saúde emocional, prevenção de esgotamento e cultura organizacional, que incentive a autonomia, o crescimento profissional e o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Dessa forma, a empresa demonstra que valoriza o colaborador como um todo, promovendo ambientes mais humanos, produtivos e sustentáveis.

7. Trabalhe o employer branding

Por fim, fortalecer o employer branding é fundamental para conquistar essa geração. Mostrar a cultura da empresa nas redes sociais, compartilhar histórias de colaboradores e divulgar conquistas internas ajuda a construir uma imagem autêntica e atrativa.

Conclusão

Atrair a Geração Z exige mais do que bons benefícios. É preciso oferecer propósito, crescimento e um ambiente que valorize a diversidade e o bem-estar. Quando a empresa entende o que motiva esses jovens e cria estratégias alinhadas a seus valores, o resultado é um time engajado, inovador e preparado para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!