Saúde Mental e NR-01: Guia completo para o RH

icone relógio 3 minutos

de leitura

3 minutos

A saúde mental dos colaboradores é um tema que, mais do que nunca, se tornou uma prioridade para as empresas. Com a atualização da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01), a atenção ao bem-estar psicológico deixou de ser apenas uma boa prática e se tornou uma exigência legal.

Por que a NR-01 se relaciona com a saúde mental?

Embora a NR-01 não mencione a expressão ‘saúde mental’ diretamente, ela, por sua vez, exige que as empresas identifiquem, avaliem e controlem todos os riscos ocupacionais. Assim, isso inclui os riscos psicossociais, que são fatores de risco para a saúde mental no trabalho.

Fonte: Guia de NR-01 Saúde Mental no Trabalho da Vixting

Esses riscos, por sua vez, estão ligados à organização e gestão do trabalho. Em outras palavras, eles podem causar problemas como estresse, ansiedade, depressão e até a síndrome de burnout. Ignorá-los é expor a empresa a custos elevados, como alta rotatividade e custos com processos trabalhistas.

Quais são os principais riscos psicossociais?

Os riscos psicossociais são características do ambiente de trabalho que podem prejudicar a saúde mental dos colaboradores. Os mais comuns incluem:

  • Carga de trabalho excessiva: Prazos apertados e uma demanda de tarefas muito alta.
  • Falta de autonomia: Pouco controle sobre as atividades e a forma de executá-las.
  • Ausência de apoio social: Falta de suporte de líderes e colegas de equipe.
  • Assédio e discriminação: Comportamentos abusivos que criam um ambiente hostil.
  • Conflito entre vida pessoal e profissional: Dificuldade em se desconectar do trabalho, especialmente no modelo de trabalho remoto.

Como o RH pode aplicar a NR-01

O setor de RH tem um papel estratégico na implementação das ações necessárias. Veja como começar:

Primeiramente, use pesquisas de clima organizacional, entrevistas e análises de dados para identificar os riscos psicossociais. Observe as áreas com alta taxa de absenteísmo, afastamentos e reclamações.

Em seguida, com base no mapeamento dos comportamentos, crie um plano para mitigar os riscos. Algumas ações eficazes são: treinamento para líderes para uma liderança mais empática, programas de bem-estar, horários flexíveis e modelos de trabalho híbridos que ajudem a equilibrar vida pessoal e profissional.

Por fim, o RH deve ser o motor para construir uma cultura que valorize e incentive a busca por ajuda. Então procure promover campanhas de conscientização, realizar workshops sobre o tema e desenvolver canais seguros para denúncias de assédio.

Benefícios para a empresa

A NR-01 é um chamado para que as empresas invistam em seus colaboradores. Um ambiente de trabalho que cuida da saúde mental dos colaboradores traz resultados diretos e positivos, como:

  • Redução de absenteísmo e de afastamentos por doenças ocupacionais.
  • Aumento da produtividade
  • Maior retenção de talentos
  • Clima organizacional mais saudável
  • Cumprimento das obrigações legais

Como a Vixting pode te ajudar?

Com apoio do corpo médico e profissionais da segurança do trabalho, desenvolvemos nosso Módulo NR-01, que aplica uma pesquisa a todos os colaboradores, com perguntas direcionadas aos riscos psicossociais. Ela é realizada a partir dos questionários ICAO-25, que avaliam as sete dimensões do risco, junto da ICT para medir o índice de capacidade para o trabalho. 

Sua aplicação é pela plataforma Vlow de forma anônima, sendo apontado apenas o nome da empresa do colaborador e seu departamento. Com as informações obtidas, os dados são introduzidos na matriz de risco do PGR, possibilitando a identificação do grau de risco psicossocial do ambiente de trabalho.

Conclusão

A Saúde Mental e a NR-01 caminham juntas para transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais seguro, humano e sustentável. Ao aplicar a NR-01, o RH não apenas cumpre uma obrigação legal, mas se posiciona como um parceiro estratégico na construção de uma organização mais humana e sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!