Atualmente, as empresas enfrentam um mercado tão competitivo quanto volátil. Por isso, além de oferecer salários e benefícios, precisam cuidar da imagem como empregadora. Afinal, candidatos hoje pesquisam mais, e valorizam cultura e propósito das empresas que procuram entrar.
Portanto, entender a importância do employer branding torna-se indispensável para quem quer atrair, engajar e reter talentos. Neste artigo, explicamos o que é, suas características, exemplos, vantagens e um passo a passo para estruturar uma estratégia eficaz.
Mas o que é employer branding?
O employer branding, também chamado de marca empregadora, está relacionado com a percepção que colaboradores, candidatos e mercado têm de uma empresa como local de trabalho. Ou seja, refere-se à imagem que a organização transmite tanto para seus colaboradores quanto para potenciais candidatos em relação à sua cultura interna, ambiente e valores.
Embora o conceito tenha sido introduzido em 1996, foi apenas a partir da segunda década do século XXI que ganhou força no universo corporativo. Hoje, consolidou-se como uma estratégia indispensável, ainda que também dependa do apoio de áreas da comunicação, como o marketing, para alcançar resultados consistentes.
Para que ele funcione de fato, ele precisa ter:
Autenticidade – tudo que for comunicado precisa refletir a realidade interna, pois discrepâncias podem gerar desconfiança.
Clareza e consistência – a linguagem, os valores e as mensagens devem ser alinhados em todos os pontos de contato (site, redes sociais, recrutamento).
Valor percebido / proposta de valor ao colaborador (EVP) – é a promessa que a empresa faz ao colaborador em troca de dedicação, e deve contemplar carreira, cultura, benefícios e propósito.
Experiência do colaborador como protagonista – colaboradores atuais devem ser embaixadores reais, com voz ativa e transparência.
Comunicação estratégica e multicanal – uso de redes sociais, vídeos, depoimentos, eventos e presença digital para reforçar a imagem empregadora.
Medição e feedback contínuo – acompanhar métricas (turnover, taxa de aceitação, satisfação) para ajustar e evoluir.
A importância do employer branding
Um employer branding bem estruturado facilita a atração de talentos qualificados, já que candidatos valorizam organizações com propósito e reputação positiva, além de reduzir custos e tempo nos processos de recrutamento.
Ele também contribui para diminuir a rotatividade, pois colaboradores alinhados à cultura permanecem por mais tempo, ao mesmo tempo em que promove maior engajamento e produtividade ao criar um ambiente mais motivador, tornando os colaboradores como promotores da marca.
Dessa forma, a empresa possui uma melhoria da imagem de mercado, fortalecendo sua reputação diante de clientes, investidores e parceiros, se tornando reconhecida como uma boa empregadora se torna um diferencial estratégico essencial.
Passos para montar uma estratégia de employer branding
Para estruturar uma estratégia eficaz, siga este passo a passo:
Levante um diagnóstico interno com pesquisas de clima, entrevistas, grupos focais para entender como os colaboradores percebem a empresa. Identifique pontos fortes, pontos de melhoria e percepções internas que já existem.
Construa sua EVP, também conhecida como Employee Value Proposition ou proposta de valor ao colaborador, com base no que realmente importa: cultura, carreira, benefícios, equilíbrio, propósito – escolha aquilo que for distintivo e realmente vivenciado.
Defina os perfis de colaboradores que você quer atrair (experiência, skills, valores), para adaptar mensagens de forma mais efetiva.
Crie conteúdo rico com depoimentos internos, vídeos, posts sobre cultura, bastidores da empresa. Garanta consistência entre o que você comunica externamente e internamente. Use também o site institucional e a página de carreiras para reforçar sua identidade como marca empregadora, apresentando de forma clara os valores, benefícios e oportunidades da empresa. Dessa forma, candidatos podem conhecer melhor a cultura organizacional e identificar se compartilham dos mesmos propósitos antes mesmo de participar do processo seletivo.
Capacitação interna com o objetivo de tornar os funcionários embaixadores da empresa, treinando para que a comunicação, cultura e comportamento estejam alinhados à proposta.
Ações externas que transmitam uma imagem atrativa para os candidatos
Cuide da jornada do candidato desde o primeiro contato até a integração (onboarding). Além disso, procure tornar a experiência linear e agradável, com transparência, feedbacks e acolhimento.
Determine as métricas que serão usadas, como taxa de aceitação, turnover, tempo de contratação, entre outros. Busque monitorar e fazer ajustes constantes conforme resultados e feedbacks.
Atualize a estratégia periodicamente e mantenha o diálogo aberto, incorporando mudanças no mercado ou em prioridades internas.
Esses passos, quando bem aplicados, permitem que o employer branding evolua e se torne parte natural da cultura organizacional.
Como fortalecer a proposta de valor dos colaboradores desde a admissão?
Um processo de admissão eficiente é o primeiro passo para uma boa experiência do colaborador. Quando a entrada na empresa é ágil, transparente e organizada, o novo talento já começa motivado e engajado com a cultura.
A Vixting torna isso possível otimizando cada etapa dessa jornada, com soluções de admissão digital, gestão integrada e segurança do trabalho, facilitando a rotina dos times e fortalecendo a proposta de valor para colaboradores.
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