de leitura
3 minutosA CIPA é uma obrigação para algumas empresas (conforme veremos adiante), ainda que muitas não possuam conhecimento de suas funções nem suas vantagens. Entretanto, é imprescindível o entendimento da CIPA para que sua empresa esteja por dentro das leis, vamos lá?
A sigla vem de “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”. Como o próprio nome já diz, seu objetivo é prevenir acidentes e doenças causadas pela rotina de trabalho, que podem prejudicar a produtividade da equipe e ameaçar a saúde do colaborador.
A CIPA também atua auxiliando o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), composto por profissionais especializados na área de segurança e saúde.
Afinal, o que a CIPA pode oferecer para a sua empresa?
Primeiramente, é importante ressaltar que a CIPA é obrigatória por lei para empresas com mais de 20 colaboradores, com grau de risco 3. Para as empresas com o grau de risco 2, ela se faz necessária quando há mais de 51 colaboradores, enquanto para organizações com o grau de risco 1, é deferida a partir de 81 colaboradores. A norma que trata a necessidade da CIPA é a NR5.
Alguns dos benefícios são:
Veja agora um passo a passo que pode ajudar o seu time de RH a implantar a CIPA na empresa:
O número de representantes é definido (lembrando que é necessário ter membros tanto do empregador quanto dos colaboradores); quantidade de membros da comissão de acordo com o número de colaboradores e grau de risco da empresa;
Viu como é fácil? Agora você já pode implementar a comissão na sua empresa!
Bem, agora que temos definidos os membros da CIPA, vamos às obrigações de um cipeiro.
Como já falamos anteriormente, a comissão tem a função de mapear, prevenir e evitar acidentes no local de trabalho. Dessa forma, suas funções giram em torno do cuidado com a saúde e segurança dos colaboradores.
Algumas delas são:
Neste artigo, entendemos o que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ficamos por dentro de suas vantagens para a empresa e ainda conferimos um passo a passo para implantar na sua empresa.
Dessa forma, você regulariza sua empresa, garantindo que esteja em conformidade com a lei, além de garantir a segurança dos seus colaboradores.
Por Sara
Por Sara
Por Adriana
Deixe um comentário