Conheça 5 riscos ambientais no trabalho e saiba como preveni-los.

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Em qualquer tipo de empresa, os colaboradores podem estar expostos a riscos ambientais no trabalho que podem causar acidentes ou sérios problemas à saúde. Por isso, é fundamental que as organizações desenvolvam uma gestão de riscos eficiente.

Para tanto, é preciso identificar tais problemas e apontar possíveis medidas preventivas para cada um deles. Pensando nisso, preparamos este artigo para você que quer aprender a como evitar riscos ambientais em sua empresa.

Apresentaremos o que são riscos ambientais e quais são os principais encontrados no ambiente de trabalho, além de dicas para evitar acidentes e doenças ocupacionais. Vamos lá!

O que são riscos ambientais no trabalho?

Os riscos ambientais são os agentes presentes no local de trabalho que, em determinadas concentrações e tempo de exposição acima do estabelecido pelas normas regulamentadoras, afetam a saúde dos trabalhadores.

Em cada tipo de empresa e atividade ocupacional o risco é diferente. Por isso, conhecer bem os agravantes em seu tipo de negócio é essencial. Assim, será possível identificá-los e elaborar, de forma eficaz, maneiras de preveni-los.

Os riscos ambientais estão divididos em cinco grupos. São eles: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos de acidentes e riscos ergométricos. As principais normas que regulamentam esses riscos são a NR-17, NR-15 e NR-9.

Quais são os principais agentes de riscos?

Como vimos, existem cinco tipos de riscos ambientais. Agora, vamos ver os principais de cada tipo.

1. Agentes físicos

São os decorrentes de processos e equipamentos produtivos, como ruídos, vibrações, pressões fora do normal, temperaturas extremas, radiações ionizantes e as não ionizantes;

2. Agentes químicos

São os decorrentes de manipulação e processamento de matérias-primas, como poeiras, fumos, vapores, névoas, neblinas e gases — que podem ser absorvidos por via respiratória ou por meio da pele;

3. Agentes biológicos

São os decorrentes de manipulação, transformação e modificação de seres vivos microscópicos, como bactérias, genes, bacilos, parasitas, protozoários, vírus;

4. Riscos de acidentes

São os decorrentes de máquinas ou equipamentos, como maquinários desprotegidos, ferramentas inadequadas ou com defeitos, iluminação inadequada, arranjo físico inadequado e probabilidade de explosão ou incêndio;

5. Riscos ergométricos

São os decorrentes de fatores relacionados a aspectos psicológicos e fisiológicos, como imposição de ritmos excessivos, jornadas de trabalho prolongadas, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, esforço físico intenso e controle rígido de produtividade.

Como prevenir os riscos ambientais no trabalho?

Forneça equipamentos de proteção

Os equipamentos de proteção são essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar riscos à sua saúde enquanto exercem as atividades laborais. Por isso, forneça equipamentos adequados de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) para os funcionários.

Uma das principais causas de acidentes trabalhistas é a falta de equipamentos de seguranças ou o uso inadequado deles. Tenha uma atenção extra aos trabalhos nas alturas. Para isso, fique atento à NR-35.

Oriente e fiscaliza os trabalhadores

Os colaboradores precisam estar cientes dos riscos existentes, bem como devem saber quais são as medidas e procedimentos de prevenção. Para tanto, realize treinamentos e capacitações periodicamente.

Ao realizar esses procedimentos, estimule um comportamento seguro, corrige e oriente quanto às práticas, reforce a cultura de segurança do trabalho e fiscalize sempre para evitar possíveis problemas.

Adote medidas que diminuem os riscos

Várias atitudes podem ser utilizadas para diminuir os riscos, como a colocação de placas — indicando possibilidades de choques, quedas de materiais e explosões. As máquinas devem ser sinalizadas e apresentar instruções de uso de maneira clara e objetiva.

Os EPIs e EPCs devem ser identificados e estar em locais de fácil acesso. O ambiente interno da empresa deve estar iluminado, limpo e bem organizado.

Essas são algumas das principais formas de prevenir os riscos ambientais no trabalho. As equipes também devem fazer a sua parte ao respeitar as normas estabelecidas, além de informar possíveis situações que ponham em risco a sua vida e a de seus colegas.

Por fim, reforçamos que as orientações sempre devem ser dadas por profissionais experientes. Então, conte com uma empresa especializada em engenharia de segurança do trabalho, medicina ocupacional e meio ambiente. Entre em contato com a Visio Gestão!

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