de leitura
2 minutosTanto na vida pessoal quanto na profissional, a primeira impressão é a que fica. No entanto, muitas empresas negligenciam um dos momentos mais cruciais na vida de um novo funcionário: o processo de admissão. Assim, em vez de uma etapa burocrática e fria, a jornada do colaborador pode e deve ser uma experiência humanizada, capaz de fortalecer o vínculo com a empresa desde o primeiro contato.
Um processo de admissão humanizado vai além de apenas coletar documentos e assinar contratos. É uma abordagem que coloca o novo colaborador no centro da experiência, com empatia, acolhimento caloroso, e transparência. Isso envolve a criação de um ambiente de apoio desde o primeiro momento.
Imagine, por exemplo, um candidato que, após passar por um processo seletivo rigoroso, recebe um e-mail genérico com uma lista de documentos a serem entregues. Em contrapartida, imagine o mesmo candidato recebendo um telefonema de uma pessoa do RH se apresentando e se colocando à disposição para tirar dúvidas, seguido de um e-mail com as informações de forma clara e um guia de boas-vindas.
Note como o segundo cenário cria uma conexão imediata, e gera um sentimento de pertencimento.
Quer transformar a primeira impressão em uma conexão duradoura? A Vixting oferece soluções para o RH que ajudam a digitalizar e otimizar o processo de admissão, garantindo que o primeiro contato do colaborador seja dinâmico e fácil tanto para o candidato quanto para o RH.
O processo de admissão, também conhecido como onboarding, é o ponto de partida da jornada do colaborador. É a oportunidade de mostrar a cultura da empresa, os valores e o que se espera do novo funcionário.
Um onboarding bem-estruturado pode reduzir o nervosismo e ansiedade do recém contratado, aumentar o engajamento, aprimorar a retenção de talentos, e fortalecer a empresa.
A chave para um processo de admissão humanizado é a empatia. A empresa precisa se colocar no lugar do novo colaborador e entender suas necessidades e expectativas.
Desta forma, algumas ações simples podem fazer toda a diferença:
Em conclusão, apostar em uma experiência de onboarding positiva é uma forma de demonstrar que a empresa se importa com as pessoas, fortalecer o vínculo com a empresa, aumentar a retenção de talentos e contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Por Letícia Freitas
Por Letícia Freitas
Por Letícia Freitas
Deixe um comentário