de leitura
2 minutosA transformação digital no RH trouxe uma revolução nos processos de admissão. Contudo, junto com a agilidade, surgiram novos desafios: a proteção dos dados pessoais. Nesse contexto, surge a pergunta que muitos profissionais de recursos humanos e DP se fazem: é possível realizar uma admissão digital eficiente sem infringir a LGPD? A resposta é sim, mas exige atenção.
De acordo com o relatório “Tendências globais de Capital Humano 2024” da Deloitte, a digitalização dos processos de RH está entre as cinco principais prioridades das empresas que buscam eficiência e experiência positiva do colaborador. A admissão digital, portanto, ganha espaço como pilar estratégico dessa transformação.
Antes de mais nada, é preciso entender o que representa a admissão digital. Ela substitui processos manuais e físicos por soluções tecnológicas que utilizam OCR (reconhecimento óptico de caracteres), assinatura eletrônica e armazenamento seguro. Isso resulta em:
Ainda assim, embora esses benefícios sejam claros, a LGPD exige que todos esses dados, muitos deles sensíveis, sejam tratados com transparência, segurança e consentimento. E é aqui que muitos erros acontecem.
De forma geral, quando uma empresa adota ferramentas digitais sem o devido cuidado com a proteção de dados, os riscos são inúmeros. Entre eles, destacam-se:
Segundo a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), empresas que não demonstram conformidade podem sofrer advertências, bloqueio de dados e multas que chegam a 2% do faturamento anual.
A boa notícia é que é totalmente possível unir tecnologia e segurança jurídica. Para isso, é fundamental:
Além disso, é essencial que o RH e o DP estejam alinhados com o jurídico da empresa. Isso não apenas fortalece a governança, como também transmite mais confiança ao novo colaborador.
A Vixting desenvolveu uma plataforma completa que une admissão digital, medicina digital e saúde ocupacional, tudo em conformidade com a LGPD. Com ela, é possível:
Com essa estrutura, sua empresa não só acelera processos, como também se posiciona como referência em responsabilidade e inovação.
A admissão digital veio para ficar. Contudo, ela deve ser implementada com responsabilidade. Afinal, a confiança do colaborador começa no primeiro clique.
Se você quer digitalizar seu RH sem abrir mão da segurança jurídica, unir admissão digital e LGPD é o único caminho possível e a Vixting é a parceira ideal para isso.
Conte com a Vixting!
Por Adriana
Por Adriana
Por Adriana
Deixe um comentário