Pesquisa de engajamento: passo a passo

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Monitorar o engajamento e satisfação dos colaboradores é fundamental para melhorar a produtividade e o ambiente de trabalho, reter talentos, identificar pontos que precisam de melhorias, entre outros motivos. 

Se você ainda não aplicou uma pesquisa de engajamento na sua empresa, então está na hora de fazê-lo! 

Acompanhe nossa matéria e entenda o que é, para que serve e confira um passo a passo para desenvolver a sua pesquisa de engajamento de sucesso. 

Melhore o clima organizacional da sua empresa com a pesquisa de engajamento
Melhore o clima organizacional da sua empresa com a pesquisa de engajamento

O que é a pesquisa de engajamento

A pesquisa de engajamento é um instrumento utilizado pelo setor de RH ou DP, com o objetivo de medir a satisfação dos colaboradores e mensurar o engajamento das equipes.

É através dessa pesquisa que entendemos se os talentos se sentem valorizados e se estão se adaptando bem no ambiente de trabalho, por isso as perguntas devem ser elaboradas estrategicamente para conseguir alcançar as informações necessárias .

Qual a importância da pesquisa de engajamento

Se você tem interesse em saber mais sobre a pesquisa de engajamento, talvez também queira dicas de como motivar seus colaboradores. Falamos sobre isso em outra matéria, é só clicar aqui para conferir. 

A aplicação da pesquisa de engajamento, quando feita de forma correta, auxilia o RH e DP a planejar ações com mais assertividade, focando nas reais necessidades dos colaboradores. 

Veja algumas vantagens que essa ação pode trazer tanto para a empresa quanto para as pessoas:

  • Abre portas para identificar possíveis pontos de melhoria no ambiente e no clima organizacional;
  • Cria laços de confiança entre colaboradores e empresa;
  • Ajuda no gerenciamento de mudanças;
  • Retém os antigos e também atrai novos talentos; 
  • Aumenta a motivação e produtividade dos colaboradores;
  • Oferece uma visão mais clara da organização, ajudando a entender onde a empresa se destaca. 
Tome decisões mais seguras e precisas com a pesquisa de engajamento
Tome decisões mais seguras e precisas com a pesquisa de engajamento

Passo a passo para começar a elaborar sua pesquisa de engajamento

Agora que entendemos o que é e quais as vantagens que a pesquisa de engajamento pode oferecer para a organização, vamos ao passo a passo:

1. Organização e planejamento

No nosso blog, sempre falamos sobre a importância do planejamento antes de executar uma ação, e com a pesquisa de engajamento não é diferente.

A organização inicial, neste caso, serve para definir um objetivo para a pesquisa. As perguntas são elaboradas após o entendimento desta finalidade, e são traçadas estrategicamente para coletar informações precisas que impactam diretamente o objetivo. 

Exemplos: medir a satisfação dos colaboradores de uma equipe específica, compreender as relações entre superiores e talentos, testar a eficácia dos canais de comunicação internos, entre outros. 

Outro ponto importante que se encaixa na organização e planejamento, é a forma como a pesquisa vai ser aplicada. Pode ser digital ou impressa, então se atente a comunicar todos os colaboradores para que ninguém fique de fora. 

2. Elaborando as perguntas

Tenha em mente que a pesquisa de engajamento não pode ser muito longa ou maçante, o objetivo não é cansar o colaborador com perguntas repetitivas e com respostas longas. 

Seja claro e vá direto ao ponto, mas primeiro defina um número total de perguntas. O ideal, no entanto, é que seja entre 5 a 10 perguntas.

Exemplos: 

  • De 0 a 10, como você avalia a comunicação interna da empresa?
  • O quão satisfeito você está atualmente no seu cargo? (Pouco satisfeito, muito satisfeito, extremamente satisfeito)
  • Quais pontos você acha que podemos melhorar no nosso ambiente de trabalho? 
  • Você recebe e tem liberdade para dar feedbacks?
  • De 0 a 10, como você avalia a gestão do seu supervisor? 
  • Você se sente incluído nas decisões e tarefas do seu time?

Uma dica: escreva perguntas que você julgar importantes sem se preocupar com a quantidade, depois faça a filtragem de acordo com as que tiverem maior relevância para o objetivo final. 

3. Anonimato

Muitos colaboradores podem se sentir desconfortáveis ao responder a pesquisa e assinar com o seu nome, portanto, garanta o anonimato durante o questionário. Dessa forma, as respostas são dadas com mais sinceridade.

4. Periodicidade e prazos

A pesquisa de engajamento deve ser feita de forma periódica, portanto, defina a frequência com que a mesma será aplicada. Isso pode depender dos processos internos e da necessidade da empresa, podendo acontecer semanalmente, mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente. 

Além disso, estipule um prazo para a entrega das respostas da pesquisa de engajamento. Pode ser entre 1 a 2 semanas, assim, todos conseguem se organizar e arrumar um tempo para responder com mais calma. 

Dessa forma, é possível analisar de perto a satisfação dos colaboradores, o ambiente de trabalho, a liderança da sua empresa e outros pontos, para que sejam feitas melhorias constantes. 

5. Análise e tomada de decisão

Quando encerrado o prazo para responder à pesquisa, é chegada a hora de recolher os feedbacks e analisar cuidadosamente as respostas para traçar um plano de ação!

Leia tudo atentamente, faça anotações, tente trabalhar com uma visão ampla para compreender as respostas e inicie o plano de ação. Afinal, a pesquisa não é feita apenas para reter informações, e sim para desenvolver melhorias no ambiente corporativo. 

Não vá embora ainda!

E aí, está preparado para sua pesquisa de engajamento? Siga a gente nas redes sociais para mais conteúdos que vão transformar seu RH e DP!

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